Realizar nossas tarefas diárias, dar avanço em nossos projetos pessoais, manter uma boa alimentação, ter uma rotina de exercícios físicos… a lista nunca tem fim. Em alguns dias conseguimos fazer tudo que desejamos, e é TÃO prazeroso, eu sei que é. Porém, existem dias em que não conseguimos fazer nada, não há vontade e nem energia para depositar nessa lista infindável que nós criamos.
O problema aparece junto com a culpa, aquela maldita culpa que nos agarra e diz “você não vai conseguir desse jeito”, “todo mundo consegue fazer e você não”, “porque você não se esforça mais?”.
É realmente difícil lidar com essa culpa, porque nós estabelecemos metas e padrões irreais, imaginamos uma rotina perfeita e desconsideramos a complexidade da vida e das nossas próprias necessidades e limitações como seres humanos.
Precisamos ressignificar a produtividade, porque ser produtivo também é dedicar tempo para nós mesmos, é ouvir o que nosso corpo diz e encontrar um equilíbrio para a nossa vida e nossa rotina.