Olá, sou Camila Rafaela, psicóloga clínica, bacharel e licenciada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino – FGG. Minha abordagem de trabalho é fundamentada na psicologia analítica e meu objetivo é auxiliar adultos e adolescentes a explorarem a sua psique e a encontrarem um maior equilíbrio emocional e crescimento pessoal, garantindo um ambiente acolhedor e confidencial para que se sintam confortáveis ao trilharem sua própria jornada.
Também conhecida como psicologia junguiana, a psicologia analítica valoriza a complexidade da experiência humana. Juntos, exploraremos suas emoções, enfrentaremos desafios pessoais e buscaremos dar sentido ao que realmente importa para você. Além dos nossos diálogos, prestamos atenção às manifestações do inconsciente, como sonhos, fantasias e símbolos que surgem durante o processo terapêutico. Essas manifestações oferecem pistas valiosas sobre o seu mundo interno. O que mais me encanta nessa abordagem é a diversidade de possibilidades que ela oferece. Na clínica junguiana, podemos buscar significado não só nas palavras, mas também em outras formas de expressão humana, como músicas, filmes, pintura, dança, poesia, fotografia, entre outras formas de criação artística. Em outras palavras, qualquer tema que toque você de alguma forma merece atenção. Cada forma de expressão humana tem seu valor e pode revelar símbolos e sentidos essenciais para o seu crescimento pessoal.
A partir do seu contato estarei à disposição para responder suas dúvidas e, caso deseje, agendar uma primeira sessão. Ficarei feliz em poder ajudá-lo(a) em sua jornada pessoal!
Muitas vezes, nos esforçamos para nos encaixar em situações, empregos e relacionamentos que não respeitam quem realmente somos. Quando deixamos o mundo ao nosso redor ditar como devemos viver, acabamos nos afastando da nossa verdadeira essência. Essa desconexão pode trazer sentimentos de vazio, tristeza, ansiedade e insatisfação. Fomos ensinados a olhar sempre para fora, a buscar metas e objetivos no mundo externo, mas talvez seja hora de reaprender a nos reconectar com nossa alma. Tudo bem se ainda não soubermos como fazer isso; temos tempo e muitos recursos para explorar. Podemos começar aos poucos, aprendendo a honrar nossa essência, escutando nossos verdadeiros sentimentos e desejos. Quando permitimos que nossa voz seja ouvida e nossas necessidades sejam atendidas, começamos a entender o que realmente importa para nós—nossas prioridades, desejos e limites. Assim, conseguimos definir o que estamos dispostos a aceitar em nossa vida. Lembrar de olhar para dentro é essencial, pois o mundo ao nosso redor é um reflexo do nosso mundo interior. Ao cuidarmos de nós mesmos, podemos criar uma vida que realmente ressoe com quem somos.
Quem já experienciou a psicoterapia sabe como esse processo pode ser intenso e desafiador. Às vezes saímos de uma sessão nos sentindo plenamente bem e felizes, outras vezes saímos esgotados, incomodados e inquietos. É isso o que acontece quando mexemos com alguns conteúdos que estavam guardadinhos e quietinhos lá no canto, ao confrontá-los, podemos encontrar dificuldades ao lidar com eles. Durante o processo terapêutico, é comum que ocorram altos e baixos, afinal, na psicoterapia nós exploramos lugares desconhecidos e desconfortáveis dentro de nós mesmos, lugares que vão nos colocar diante da dor e do incômodo. Mas está tudo bem, lembre-se de que a terapia é um espaço seguro e de apoio, onde você poderá trabalhar com um profissional qualificado que te ajudará a trilhar sua própria jornada.